segunda-feira, 7 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE


O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:

O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.

DESAFIOS

O ambientalismo é um largo movimento político, social, e filosófico que advoga várias ações e políticas com interesse de proteger a natureza que resta no ambiente natural, ou restaurar ou expandir o papel da natureza nesse ambiente.

Objetivos geralmente expressos por cientistas ambientais incluem:

  • Redução e limpeza da poluição, com metas futuras de poluição zero;
  • Reduzir o consumo pela sociedade dos combustíveis não-renováveis;
  • Desenvolvimento de fontes de energia alternativas, verdes, com pouco carbono ou de energia renovável;
  • Conservação e uso sustentável dos escassos recursos naturais como água, terra e ar;
  • Proteção de ecossistemas representativos ou únicos;
  • Preservação de espécie em perigo ou ameaçadas de extinção;
  • O estabelecimento de reservas naturais e biosferas sob diversos tipos de proteção; e, mais geralmente, a proteção da biodiversidade e ecossistemas nos quais todos os homens e outras vidas na Terra dependem.

Grandiosos projetos de desenvolvimento - megaprojetos - colocam desafios e riscos especiais para o ambiente natural. Grandes represas e centrais energéticas são alguns dos casos a citar. O desafio para o ambiente com esses projetos está aumentando porque mais e maiores megaprojetos estão sendo construídos, em nações desenvolvidas e em desenvolvimento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente

Um comentário:

  1. O se humano não necessariamente é afetado pelos outros seres vivos que com ele convivem, na verdade o homem não é o senhor do topo da cadeia alimentar, mas faz parte integrante da comunidade clímax. Portanto, como qualquer outro ser vivo ou substâncias químicas que o rodeia, juntos formam o meio natural e orgânico. Sendo assim, encontramos uma teia onde cada componente têm sua essencial importância, formando uma seqüência de dependências, onde qualquer atitude de erro seria letal não apenas para um ser em especial, mas para toda a espécie integrante, sobretudo, à espécie mais agraciada com frágil e delicada dependência do meio ambiente – o ser humano.
    O texto sugere projetos de apoio e proteção desse meio. Portanto, faz-se necessário o uso concomitante desse volume cerebral em prol da preservação daquilo que chamamos de casa – o planeta Terra, com o objetivo primário de subsistência da espécie humana.

    ResponderExcluir